Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Material de Construção-Francisco Cândido Xavier

 

Índice do Blog 

clip_image002

Material de Construção

Chico Xavier

Emmanuel

A Caminho

l

Não te detenhas. Segue.

Estamos a caminho.

Às vezes, separados,

Choramos na distância,

Mas somos esperados

Na União Sem Adeus.

Se tropeças, prossegue.

Se cais, ergue-te e anda.

Serve, segue e não temas.

Deus te guarda e abençoa.

A Demanda

O companheiro compareceu afobado à reunião e tão logo o Espírito Amigo se incorporou no médium, hei-lo a desfiar o longo pedido:

Meu amigo, o meu problemas é uma demanda sobre terras; minha fazenda é boa, mas tenho vizinhos a me atormentarem no caso dos limites. O direito é me, entretanto, eles reclamam áreas que me pertencem... Já fomos a Juízo e a sentença no litígio não me favoreceu; ainda assim, não me conformo. Estou lutando, mas vivo sob ameaças. Exigem que eu lhes reconheça os direitos indébitos para não me liquidarem com a morte... Que devo fazer?

O orientador espiritual refletiu por momentos e fez a contra-pergunta:

No princípio do mundo, de quem era a Terra?

Encabulado, o consulente respondeu:

Com certeza, era de Deus, o Criador da Vida...

Então - considerou o mentor - por que não procurar o ajuste, o acordo ou o diálogo que promovam a paz? Por que não ceder você à decisão da Justiça dos homens, demonstrando boa vontade evitando maior gravidade no litígio?

Mas... por quê? - indagou o querelante.

O Amigo Espiritual, porém, aclarou, sem titubear:

Se a situação está nas condições que a sua palavra nos apresenta, com o crime à vista, convém pensar que a terra tem muito valor para você, enquanto você estiver por cima dela, mas se você for guardado por baixo do solo, a posse para você não terá valor algum.

Aprender e Recomeçar

Dizes que não tens condição para as obras da fé porque erraste.

Erraste e sofreste.

Sofreste e temes a crítica.

É possível que ainda lutes contigo mesmo.

Entretanto, não recuses o convite do bem que te chama a servir.

Esquece-te e caminha.

O trabalho em auxílio aos outros te fará profunda e bela renovação.

A bênção do Senhor te sustentará/

Se não crês no Amparo do Alto, observa a lição do Sol.

O astro do dia, vestido em luz pura e imensa, está sempre reiniciando o próprio trabalho, em cada hemisfério da Terra.

Pensemos nisso aprende a recomeçar.

Ato de Benção

Pelo amor com que fales,

Deus te abençoe.

Por todo pão que dás

E pelo abrigo simples

Aos irmãos em penúria,

Deus te abençoe.

Pelo perdão que estendas

À ofensa recebida.

Deus te abençoe.

Por todo o bem que faças,

Deus te abençoe.

Ato de Gratidão

Agradeço-te, oh! Pai

O amor com que me envolves.

Agradeço-te a vida,

O pão, a luz, o lar

E os amigos queridos

Que me estendem as mãos

Mas agradeço ainda

A luz do sofrimento

Que me faz caminhar.

Pela dor que me envias,

Sê bendito, meu Deus!...

Basta Lembrar

Se estás na fé cristã e esperas tão-somente: caminhos sem problemas, paz sem obrigações, dias de céu sempre azul, vantagens sem trabalho, conquistas sem suor, direitos sem deveres, apoio sem serviço e vida sem provações, lembra-te de Jesus.

Crítica e Serviço

Se muitos companheiros estão vigiando os teus gestos procurando o ponto fraco para te criticarem, outros muitos estão fixando ansiosamente o caminho em que surgirás, conduzindo até eles a migalha do socorro de que necessitam para sobreviver.

É impossível não saibas quais deles formam o grupo de trabalho em que Jesus te espera.

Doação e Atitude

"Coloca o próprio coração na dádiva que fizeres.

Reveste de amor as tuas ações de bondade a fim de que os irmãos, caídos em penúria, se levantem ao toque de tua influência e nunca se vejam ofuscados ou deprimidos, diante das virtudes que, porventura, já possas demonstrar.

Foi o Apóstolo Paulo quem proclamou com sabedoria: E ainda que eu distribua todos os meus bens, entre os necessitados, se não tiver caridade, nada disso me aproveitará."

Em Tarefa do Amor

A tarefa de amor

Resume-se em servir.

Decide-te e começa...

Une-te aos companheiros,

Sem contar desenganos.

Há irmãos que se queixam

Outros se desanimam,

Alguns te desaprovam,

Muitos te desconhecem...

Mas se segues com Deus

Nunca te cansarás.

Ergue-te e Segue

Os dias de tristeza

E os desgostos à vista!...

Erraste e sofres.

Perdeste amigos.

Vieram provações.

Choram entes amados.

A ansiedade é tão grande

Que supões impossível

Levantar-te do leito...

No entanto, ergue-te e anda

Deus te renovará.

Fé Viva

A fé que apenas crê é uma luz estacionária no coração que a retém.

Para comunicar-se com outro, porém, iluminando corações e levantando almas, a fé viva precisará deslocar-se, usando o carro das boas obras.

Laços Afetivos

Ama a quem vai contigo,

Nas estradas do tempo.

Laços de amor na vida,

Mesmo feitos de dor.

São áreas de trabalho

Que o Céu já te entregou.

Se sofres, não desistas

De amar sem Ter amor.

Nada reclames. Serve.

Deus te apoia e vê.

Não Desprezes

Por nada menosprezes

Quem não crê como crês.

Deus a ninguém exclui

E espera de nós todos

O amparo de uns aos outros.

A vela quando acesa

Não perde a própria luz,

Acendendo outra vela.

Toda fé que ama e serve

É luz que vem de Deus.

Orientações

O fato é autêntico e sabido, mas é justo registrá-lo, de nossa parte.

Alguns ministros da fé se reuniram, a fim de se entenderem quanto às melhores orientações na tradução do Evangelho de Jesus.

Um deles destacou antiga publicação da latinidade, outro se referiu a inspirado escritor de assuntos religiosos, e ainda outros salientaram os tradutores que se lhes faziam favoritos.

Um deles, porém, que se mantinha em silêncio, foi chamado a opinar.

A melhor tradução do Evangelho que conheço - disse ele - é a de minha mãe.

Não sabíamos que sua genitora se dedicava às letras sagradas - falou um dos maiorais. Onde o livro dela para que possamos fazer a aquisição.

O interpelado respondeu, com simplicidade:

Minha mãe nada escreveu. Ela traduziu as lições de Jesus para nós, o seus filhos, em atos de amor e sacrifício, com tanta grandeza de humildade e trabalho que não será nos possível esquecer-lhe o devotamento. Nesse ponto das apreciações gerais, a reunião foi encerrada.

Pensa Mais

Pensa mais e observa

O mundo em que resides.

Guardas o privilégio

Da própria moradia

Em prodígios gratuitos.

O Sol não pede contas,

Flores te acariciam,

As fontes te acalentam,

O ar é doação...

Nunca te queixes. Serve.

Todo valor real

É dádiva de Deus.

Prece por Visão

Senhor!

Ensina-me a ver as minhas próprias faltas, auxiliando-me a corrigi-las, para que eu faça o melhor de mim, segundo os teus desígnios.

Entretanto, Senhor, apaga-me a vocação de descobrir as faltas alheias, a fim de que a tua paz me fortaleça o coração.

Assim seja.

Prova de Amor

Num sonho que mais se definia por belo encontro espiritual, o aprendiz se reconheceu à frente de nobre mentor da Vida Maior e, sequioso de ensinamentos, perguntou:

Instrutor, qual a mais alta demonstração de amor a Jesus que nos seja possível realizar, diante dos outros?

O orientador refletiu, por alguns momentos e respondeu:

Filho, a mais alta mostra de dedicação ao Divino Mestre é amar a alguém que tudo terá feito na vida para não merecê-lo.

Rogativa Fraterna

Bendito sejas, coração amigo, que vieste auxiliar-nos.

Sigamos no rumo dos fins a que nos dirigimos.

Não longe, esperam-nos a viúva que ainda não conseguiu trabalho e tem dois filhinhos, em lamentável penúria;

Quatro enfermos abandonados num telheiro;

Dois velhinhos esquecidos e doentes que aguardam a morte;

E uma senhora paralítica e sozinha, requisitando socorro imediato.

Caminhemos/

Se tens alguma queixa a fazer; alguma discussão a provocar; certa mágoa a exprimir;

Ou algum mal-entendido a desfazer;

Por amor a Jesus, deixa isso para depois.

Teu Sorriso

Se um coração foi aliviado;

Se alguém obteve novo ânimo;

Se alguma pessoa descobriu para si própria algum sinal de paz;

Ou se teu próprio ambiente surgiu mais claro;

O teu sorriso, mesmo constrangido,

Apresentou imenso valor,

Porque o sorriso,

Mesmo forçado,

Vale muito mais que não sorrir.

Fim